Casa do Foral

Região de Rio Maior

Rio Maior, o lugar ideal para umas Escapadinhas de Fim de Semana

A Casa do Foral situa-se em Rio Maior, a apenas 1h da cidade de Lisboa.

Bem no centro de Portugal, esta região oferece uma série de actividades para todos os gostos e idades, com programas destinados tanto a Famílias com Crianças como a Casais que procuram uma Escapadinha Romântica em Espaço Rural.

Se gosta do contacto directo com a Natureza & Ar livre, Rio Maior apresenta-se como uma excelente opção para uma estadia sossegada e divertida, onde poderá observar a fauna e flora existente.

Já conhece o Parque Natural das Serras d´Aire e Candeeiros em Rio Maior?

Na zona Norte do concelho situa-se na área protegida do Parque Natural das Serras d´Aire e Candeeiros, com diversas grutas naturais que fazem as delícias de qualquer amante de Espeleologia.  Conheça os seus interiores e desvende todos os segredos e histórias, através das visitas organizadas.

Para conhecer esta área protegida, poderá ainda usufruir de diversas actividades de Turismo de Natureza, como Passeios Pedestres ou Passeios de Bicicleta pelo Parque Natural. Se preferir uma experiência diferente, poderá optar por Acompanhar o Pastor com o seu Rebanho de Ovelhas.

Percurso Pedestre Parque Natural Serra Aire Candeeiros

Em perfeita harmonia entre o campo e o mar, desta área também fazem parte as Salinas Naturais de Rio Maior, consideradas uma maravilha da natureza por se encontrarem a 30km do mar. Repletas de pequenas casas de madeira, estes antigos armazéns foram transformados em pequenas lojas de comércio onde poderá adquirir produtos típicos desta região.

Salina de Rio Maior

Venha visitar as Salinas de Rio Maior em Família!

O carácter rural, permite ainda que os seus visitantes sintam o passado histórico e sejam guiados numa viagem cultural pelo concelho, visitando a Villa Romana de Rio Maior e a Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel. O percurso poderá passar ainda pela Igreja da Misericórdia e pela Capela da Nossa Senhora da Vitória.

As Provas de Vinhos e de Azeites da Região farão parte da experiência para desfrutar de toda a oferta e Gastronomia local.

Descubra a riqueza da freguesia de Alcobertas

A cerca de 15 minutos do centro, na zona norte do Concelho de Rio Maior, situa-se a Freguesia de Alcobertas, com características serranas  e muito rica do ponto de vista arqueológico:

  • Dólmen e Igreja de Santa Maria Madalena
  • Olho d’Água
  • Silos de Alcobertas
  • Antigo Forno Medieval
  • Gruta de Alcobertas

Poderá visitar a Igreja de Santa Maria Madalena e o Dólmen de Alcobertas, um dos monumentos mais importantes da zona, sendo considerado como Imóvel de Interesse Público.

Sabia que o Dólmen é um dos 10 maiores da Península Ibérica?

Em Portugal, este tipo de obra é única,  já que a actual Igreja Matriz nasceu a partir do Dólmen, continuando a ser utilizado como capela lateral. É possível aceder-lhe através do interior da Igreja, contendo um altar onde está exposta uma imagem de Santa Maria Madalena.

Dolmen de Alcobertas

O Olho d´Agua de Alcobertas é também conhecido como sendo a Nascente da Ribeira de Alcobertas, e é um dos poucos locais na região que possui água à superfície, com relativa abundância, durante todo o ano.

Devido à enorme secura da região, esta nascente foi um local muito procurado pelos habitantes, que percorriam várias quilómetros desde as aldeias vizinhas, em busca de água que sempre escasseou na região.

Hoje em dia ainda é possível observar a rampa de calçada, por onde o gado também descia para beber água, em especial nos meses quentes de Verão.

Faça uma pausa no Parque de Merendas junto à Nascente e aproveite a frescura da zona

Olhos de Agua Alcobertas em Rio Maior

Poderá ainda visitar os Silos de Alcobertas, que foram considerados como o maior conjunto de silos a céu aberto conhecidos na Península Ibérica.

Apesar de atualmente existirem cerca de 35, originalmente teriam existido entre 80 a 100, utilizados para conservar os alimentos durante um longo período.

Silos de Alcobertas

O Antigo Forno Medieval de Alcobertas foi apenas descoberto nos anos cinquenta do século passado, tratando-se de um forno comunitário que outrora foi utilizado para a cozedura de cerâmica.

Pode vê-lo depois de ter sido recuperado, no Núcleo Arqueológico de Alcobertas.

Forno Medieval Alcobertas

Se vier em Grupo, não vá embora da zona sem visitar a Gruta de Alcobertas, situada numa das encostas da Serra.

Com uma extensão de cerca de 210 metros, chega a atingir os 9 metros de altura em alguns locais.

Neste momento encontra-se em fase de recuperação devido às marcas de degradação existentes, pelo que a visita ao público implica a marcação prévia na Cooperativa Terra Chã.

Visite a Aldeia de Chãos e faça a sua marcação!

Gruta de Alcobertas Rio Maior

Esta Cooperativa encontra-se na Aldeia de Chãos e tem como objectivo a valorização e divulgação do património ambiental, paisagístico e cultural da Região.

Ao passear pela aldeia, irá ver os pátios antigos, palheiros, currais e uma paisagem de rara beleza que se estende da serra até ao mar.

Venha ver a paisagem da Aldeia com os seus próprios olhos…

Aldeia de Chaos

A poucos quilómetros do Oeste de Portugal…

Com uma localização central privilegiada, são poucos quilómetros de distância que separam Rio Maior da zona Oeste de Portugal. Em poucos minutos, chegará à Nazaré, São Martinho do Porto ou até mesmo a Peniche, onde poderá contemplar as maravilhosas praias da região.

Óbidos, a vila histórica apaixonante

Quem entra na Porta da Vila, jamais se esquece da beleza e tradição presente na tão famosa e apaixonante Vila de Óbidos. Poderá passear por entre as ruas da vila presépio, visitar o Castelo e fotografar a bonita Lagoa de Óbidos. Será certamente um passeio repleto de de cultura e tradição, numa vila histórica de visita obrigatória.

Vila de Óbidos

A poucos minutos, nas Caldas da Rainha irá encontrar a “Praça da Fruta”, o emblemático mercado de frutas e legumes tão característico desta cidade. Nele poderá encontrar uma enorme diversidade de produtos frescos, num ambiente típico e familiar. Os doces tradicionais fazem as delícias de todos os seus visitantes e certamente não irá resistir a esta doçaria regional:

  • Cavacas das Caldas
  • Beijinhos
  • Trouxas de ovos
  • Lampreias de ovos

Se prefere visitar as festividades locais, não poderá perder a Feira das Tasquinhas em Rio Maior, um evento bastante popular, que combina Gastronomia, Artesanato e Doçaria Conventual. As 14 freguesias do Concelho juntam-se e recriam tradições do passado partilhando os seus saberes, num ambiente de harmonia e convívio entre gerações.

Tasquinhas Rio Maior

Ao longo dos últimos anos, o Turismo de Rio Maior tem vindo a desenvolver as potencialidades da região como destino turístico ideal para uma Escapadinha de fim-de-semana ou até mesmo férias mais prolongadas.

A oferta local e a diversividade de programas tem cativado um maior número de pessoas a visitar esta região, cada vez mais vocacionada para a prática de Turismo em Espaço Rural.

O crescente sucesso deste tipo de Turismo, bem como a maior aposta num Turismo de Natureza fez do Moinho.com vencedor do Prémio de Melhor Turismo Rural do Ribatejo 2015, um concurso promovido pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Escapadinhas de Fim de Semana em Promoção”  – Marque já a sua estadia!

Ainda precisa de mais razões para visitar Rio Maior?

Usufrua dos nossos descontos e venha desfrutar de um fim-de-semana espetacular numa das nossas Casas ou Moinhos.

Desligue-se do stress da cidade e venha passar uma Escapadinha Romântica em Rio Maior, no sossego do campo e com diversas actividades disponíveis.

Por outro lado, se procura um recanto para passar férias em família comece já a planear a sua estadia para uma Escapadinha de fim-de-semana.

Seja Bem-Vindo!